domingo, 20 de maio de 2012

CASU 4 - Primavera de 2012

Com este 4º número conclui-se a fase inicial de arranque dos CASU's. Apesar de não se ter cumprido temporalmente a sequência trimestral prometida, já que o 2º número apenas surgiu no final do Outono de 2011 (praticamente um ano após os primeiros 4 textos publicados), este site atingiu já o objectivo a que nos haviamos proposto: fazer um registo de diferentes trabalhos, que temos tido a oportunidade de realizar e acompanhar, nas actividades docentes e de investigação e consultoria, organizados por domínios / "etiquetas" - arquitectura, espaço público, urbanismo e ordenamento do território.
Mas a principal satisfação, neste primeiro balanço editorial, é que a variedade de assuntos e autores terá certamente continuidade, porque novos desafios aparecem e mais estudantes acompanhamos, procurando valorizar a sua reflexão e o conhecimento de diferentes perspectivas de trabalho. Inerente a esta enriquecedora diversidade, é o olhar sobre muitos territórios, do Norte ao Sul de Portugal continental, que possivelmente no futuro serão alargados a outras fronteiras.
Por cá, a reforma territorial da administração portuguesa, que regressa agora à discussão pública, é um tema que acompanhamos há algum tempo, pelo menos desde 1998, quando um enviezado referendum adiou a regionalização. Passada quase década e meia, esta reforma já não é voluntária, passou a ser uma necessidade, imposta pela "assistência" política e financeira a que estamos subjugados. Ora, ela tem sem dúvida uma dimensão analítica, que o governo rapidamente quis traçar, com base nos indicadores quantitativos, mas não deve ser esquecida a sua dimensão geográfica, que tem a ver com os recursos naturais e as características especiais de cada território, como se deverá considerar pela aplicação da metodologia de avaliação estratégica, a que seguramente voltaremos.
Nesta edição dos Cadernos, apresenta-se o resumo de mais um trabalho de Pós-Graduação, neste caso sobre o planeamento de uma urbanização turística do Centro Litoral, e a memória de um projecto construído na margem Sul. O número completa-se com dois textos que são parte do 1º capítulo de um manual que ajudámos a redigir, em equipa coordenada por Fernando Nunes da Silva, sobre o desenvolvimento urbano sustentável, publicado pela Parque Expo em 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário