sábado, 19 de maio de 2012

4.1 - Casa em Vale Flores, Almada

O lote situa-se numa pendente acentuada, em que a rua que lhe dá acesso está cerca de 6 metros acima do terreno plano, do lado nascente. Não sendo portanto aconselhável defender uma solução que passasse pela convencional rampa de acesso à garagem no piso mais baixo, porque teríamos uma inclinação de 20 %, que implicaria, também, a impermeabilização de grande parte do lote, optou-se por uma solução menos corrente, mas que permite o parqueamento coberto à cota de entrada da rua, integrando-o no piso superior da habitação. "Enterra-se" assim ligeiramente a casa, levando-a a um contacto directo com o terreno natural em baixo, em zona mais privilegiada. Por isso, ao contrário da maioria das habitações existentes e em construção neste Loteamento, o projecto propõe somente um piso acima da cota da rua, inclusivé rebaixado cerca de 1 metro na zona de entrada da casa, precisamente para se potenciar o uso exterior do lote, a partir das suas áreas de vida diurna, a sala e a cozinha.
Tal como imposto pelo Loteamento, não contando o parqueamento e a cave para arrumos, a área de construção da habitação é de 180 m2. A entrada faz-se a um patamar intermédio, ascendente para os quartos e descendente para a cozinha e a sala, que terão assim amplas aberturas para o terreno natural, ao qual se acede através de cinco degraus em deck permeável de madeira, formando-se uma zona de transição entre o interior e o exterior da habitação, à frente da área permeável ajardinada.
A cércea varia então entre os 3,5 e os 6,5 metros, dividindo-se em três pisos: o piso 1 com três quartos, duas instalações sanitárias mais o parqueamento, o piso 0 com a cozinha e a sala e o piso – 1, de arrumos, aproveitando a área fechada até às fundações, de acordo também com a sugestão dos serviços técnicos de licenciamento da Câmara. Ainda no exterior, nas partes laterais da habitação respeitam-se os afastamentos de 3 metros, deixando-se o terreno em pendente natural do lado Nordeste, enquanto que do lado Sudoeste optou-se por umas escadas de ligação à cozinha, sem necessidade de passar pelo interior da habitação.


Arqt.º Joaquim Novais (projecto base), Arqt.ª Andreia Pascoal (execução) e Rui Florentino.

Sem comentários:

Enviar um comentário