por Ricardo Almeida*
O Metro do Porto é mais do que uma simples infra-estrutura. É um projecto de referência, uma ideia ambiciosa e um alicerce que contribui para o aumento da auto-estima de quem usufrui e se sente integrado nesta região.
As perspectivas de crescimento nos seus utilizadores mantêm-se, nomeadamente com o alargamento da rede. Neste contexto, será relevante a extensão da linha amarela em Gaia até à Vila d'Este. Além da valorização local, os aspectos sociais desta zona são muito importantes e por certo a expansão do Metro do Porto continuará a contribuir para o aumento da qualidade de vida desta população, conjuntamente com a requalificação urbana que está actualmente a ser implementada.
A discussão em torno do projecto do Metro do Porto é um processo participativo, com o envolvimento das pessoas, dos políticos e dos principais stakeholders da região: Voluntário, porque envolveu as pessoas, projectando para um futuro melhor; Inclusivo, tentou não deixar nenhum componente de fora, incluindo diversas visões sobre o projecto; Contínuo, depois da obra concluída, continua a existir um acompanhamento permanente por parte da empresa pública de transportes; Indicativo, recebe continuadamente sugestões de melhoria do espaço, como é exemplo a inclusão de iniciativas culturais dentro das estações de metro; Orientado para a procura, não estando desfasado com a realidade, ou seja, existe procura e necessidade desta infra-estrutura; Ultrapassa limites, não é pensado apenas nos limites territoriais de cada concelho; Participado, continua a ter uma participação grande do público que se sente orgulhoso e envolvido na melhoria da sua qualidade de vida; Sustentável, reduz em muito as emissões de CO2 e existe uma conduta eco-eficiente em todas as práticas da empresa, nomeadamente a contabilização dos fluxos de energia; e Intermodal, pela articulação com as outras redes de transportes públicos da região.
* Engenheiro do Ambiente.
Gaianima
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