segunda-feira, 5 de março de 2012

3.3 - O Plano de Pormenor da Gist-Brocades

por João Fonseca*

A antiga fábrica da Gist-Brocades, em Matosinhos, produzia levedura de panificação para aplicação na indústria alimentar e também penicilina. Ocupava uma área aproximada de 3 ha, numa zona industrial constituída desde os inícios do séc. XX, na entrada sul da cidade. Tendo laborado durante cinquenta anos, cessou a sua actividade no ano de 2001, fruto da pressão exercida no sentido de recuperar e reconverter a zona, eliminando o forte impacte ambiental negativo. A transformação deste espaço deu origem ao empreendimento designado Palácio da Enseada.
A criação do Plano de Pormenor da Gist-Brocades vem no seguimento de uma política de obtenção de mais valias urbanísticas de forma a aproveitar o grande impluso dado ao mercado residencial pela conjuntura económica e de concessão de crédito para compra de habitação, em vigor no início deste século. Para um desenvolvimento urbano sustentável seria essencial que neste Plano em particular, e no Plano de urbanização de Matosinhos Sul em geral, fosse considerada uma mistura de usos - instituições públicas e privadas, escritórios, habitação e hóteis.
No caso deste Plano de Pormenor criou-se um fluxo estimado de cerca de 600 habitantes que vão estar fora da zona durante um largo período do dia e que só voltam a esta área quando o comércio de rua está fechado ou não proporciona condições de conforto e estacionamento que motivem o seu recurso. A existência de uma zona forte em serviços, nomeadamente escritórios, iria trazer para a área envolvente ao Plano um número considerável de pessoas que poderiam utilizá-la durante o dia. Desta forma, seria possível desenvolver uma série de políticas activas de fomento do comércio de rua, atendendo a que existiria público consumidor.
Em resumo, levantam-se algumas interrogações quanto aos índices adoptados, é questionada a utillização do espaço público para acesso ao estacionamento privado, a ausência de estacionamento público, a mobilidade, a falta de mistura de usos com consequências nefastas para a dinamização da zona comercial da envolvente e também a componente ambiental do projecto.

* Perito Avaliador de Imóveis.
Formatos. Formadores e Consultores Associados, Lda.

Fonte da imagem - http://palaciodaenseada.com

Sem comentários:

Enviar um comentário