domingo, 22 de março de 2015

13.4 - Uma perspectiva comparada sobre a transformação morfológica de Allariz, Apúlia, Caminha e Tui


por David Viana* com base nas dissertações de Mestrado de Jorge Fernández, David Correia, Hélder Rodrigues e Silvia Rodríguez.


Introdução – Tendo como referência parte da investigação desenvolvida no âmbito da UC de Projeto-Dissertação do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da ESG/Escola Superior Gallaecia sobre morfologia urbana, o artigo desenvolve uma leitura crítica sobre a transformação da estrutura e evolução da forma urbana de Allariz, Apúlia, Caminha e Tui, principalmente a partir da segunda metade do século XX em diante. Constituem espaços urbanos de pequena escala da Galiza (Espanha – Allariz e Tui) e do Minho (Portugal – Caminha e Apúlia), que conheceram processos de urbanização que os reconfiguraram de modo relevante ao longo da segunda metade do século XX/início do atual.
Objetivos – A partir de constituintes-base comuns aos quatro casos de estudo – como por exemplo: a paisagem, a presença do elemento água (rio e/ou mar) e suas frentes de água; o património edificado, núcleos designados de “históricos”; alterações significativas nas estruturas produtivas e respetiva variação de atividades e usos do solo; atratividade comercial e/ou turística; introdução de infraestruturas e equipamentos; entre outras características – os objetivos são:
-Comparar, panoramicamente, aspetos da evolução morfológica dos quatro casos de estudo, essencialmente durante a segunda metade do século passado.
-Identificar de que modo a transformação da estrutura e organização dos quatro casos de estudo resultam de dinâmicas urbanas comuns a ambos os lados da fronteira entre Portugal e Espanha, nomeadamente, problemáticas demográficas, procura turística, terciarização de atividades, fragmentação de tecidos, dispersão habitacional, proliferação de dispositivos rodoviários, etc.
Metodologia – A metodologia assenta na recolha de informação de diversas fontes e tipos, enquadrando conceitos e processos, definindo escalas de abordagem, referências e fases de análise, estabelecendo os critérios necessários para o efeito. Neste sentido, a recolha documental contribui para a fundamentação da perspetiva crítica elencada na argumentação do paper, recorrendo a fontes literárias diversas, para além de fotografias, mapas de arquivo, ilustrações históricas, diagramas, etc.
Complementarmente, explora-se o redesenho cartográfico como método comparativo de análise.
Casos de estudo – A pesquisa aprofundada para a comunicação a apresentar no Congresso tem como casos de estudo Allariz e Tui, na Galiza (Espanha) e Caminha e Apúlia, no Minho (Portugal).
Conclusões – O artigo terminará determinando o resultado morfológico de ações e fenómenos urbanos transfronteiriços, sistematizando, para os casos de estudo, padrões de forma urbana que traduzem variações e permanências estruturantes para a condição atual de Allariz, Apúlia, Caminha e Tui. Neste processo, verificar-se-á a implementação de boas práticas de planeamento no ordenamento.
 
* Professor Auxiliar e Director do curso de Mestrado Integrado em Arquitectura e Urbanismo da Escola Superior Gallaecia.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário