sexta-feira, 22 de agosto de 2014

11.2 - Teoria Geral da Organização do Espaço

por Fernando Távora


...O arquitecto..., para ele, porém, projectar, planear, desenhar, devem significar apenas encontrar a forma justa, a forma correcta, a forma que realiza com eficiência e beleza a síntese entre o necessário e possível, tendo em atenção que essa forma vai ter uma vida, vai constituir circunstância.

Sendo assim, projectar, planear, desenhar, não deverão traduzir-se para o arquitecto na criação de formas vazias de sentido, impostas por capricho da moda ou por capricho de qualquer outra natureza.

As formas que ele criará deverão resultar, antes, de um equilíbrio sábio entre a sua visão pessoal e a circunstância que o envolve e para tanto deverá ele conhecê-la intensamente, tão intensamente que conhecer e ser se confundem...

A cadeira de Teoria Geral da Organização do Espaço pretende, pelo seu programa teórico e sua aplicação prática, introduzir os alunos em matérias de carácter geral - mas fundamental - relativas ao espaço natural e humano que nos envolve considerado como efeito e causa do nosso comportamento.

A prática da cadeira, cujo programa se anuncia, reveste-se de especial interesse uma vez que por meio dela se analisam e se compreendem fenómenos próximos e do nosso dia a dia, nos quais participamos como actores e como utentes.

Aos alunos, portanto, um pedido de dedicada colaboração acompanhado da esperança de um mundo mais belo e mais feliz.


Sem comentários:

Enviar um comentário