terça-feira, 21 de dezembro de 2021

118 - Games and Follies at Urban Scale *

 

Abstract

The urban knowledge is mandatory in the Architecture syllabus. However, the subjects to understand the evolution of cities, their planning, design and governance, have particular complexity, especially the ones regarding technical issues, linked with the Sustainable Development Goals, as mobility, energy, economy and climate change. To solve this gap, different authors argue that a ludic approach can be useful for university lessons and even to improve the professional practices. This paper discusses two cases of academic projects in Portuguese universities, with the common aim of designing urban solutions as follies connected to the regional environment. Despite of the specific complexity, they both prove that these flexible tools, although do not prevent the use of traditional methodologies in the learning processes of architectural education, can be especially relevant for the next generations in a context of digital university training.

Resumo

O conhecimento urbanístico é obrigatório nos cursos de Arquitetura. Contudo, as matérias para entender a evolução das cidades, o seu planeamento, projeto e governação, têm a sua própria complexidade, especialmente quando relacionadas com aspetos técnicos, ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como mobilidade, energia, economia e alterações climáticas. Para preencher esta lacuna, diferentes autores consideram que uma aproximação lúdica pode ser útil no ensino universitário e até para melhorar as práticas profissionais. Este artigo comenta dois casos de projetos académicos em universidades portuguesas, que partilham o interesse por soluções urbanísticas através de follies vinculadas ao enquadramento regional. Para além da complexidade específica, ambos demonstram que os instrumentos flexíveis, sem se prescindir do uso de metodologias mais tradicionais no processo de educação da arquitectura, poderão ser especialmente relevantes para as próximas gerações, num contexto digital de ensino universitário.


* Artigo publicado no número 2 da revista científica UOU, com Virginia Sellari, Susana García Fueyo e Daniel Casas-Valle. Disponível em: https://revistes.ua.es/uou 
** Desenho de Virginia Sellari.

Sem comentários:

Enviar um comentário