domingo, 22 de março de 2015

CASU 13 - Inverno de 2015


Já no início da Primavera de 2015, sai este primeiro número do ano, o décimo terceiro. Estamos a voltar ao ponto de partida. Atrasados os CASU, como de costume, mas satisfeitos com a actividade docente e o aumento de possíveis consultas a este conjunto de mini textos de arquitectura e urbanismo. Neste ano lectivo de 2014-2015 as aulas são em todos os ciclos de estudos, no 1º, no 2º, no Mestrado Integrado, e no 3º, de Doutoramento. E outra novidade recente é começar com a orientação de Doutorandos.

Em particular neste 2º semestre, cresceram muito os estudantes estrangeiros. Para além do público habitual de portugueses, espanhóis, angolanos e brasileiros, estão agora presentes alunos dos mais variados países: São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Itália, Turquia, Alemanha, Polónia, Rússia e Líbia. As aulas são uma autentica sociedade das nações, em que se fala português, espanhol e inglês... pelo menos.

Nesta edição dos CASU's apresentam-se dois artigos de colegas da INTBAU Portugal. Na etiqueta Arquitectura, o resumo em inglês da Dissertação de Mestrado da Joana Gonçalves pela Universidade do Minho, "Tradição em Continuidade. Levantamento das quintas da Terra Fria Transmontana e Contribuições para a Sustentabilidade", vencedora da 2ª edição do Prémio de Investigação em Arquitectura Tradicional, promovido bianualmente pelas Fundações Convento de Orada, Antonio Font de Bedoya e Cultural do Colegio Oficial de Arquitectos de León e pela Ordem dos Arquitectos de Portugal. E na etiqueta Espaço Público uma breve reflexão sobre a intervenção do Estado Novo na Alta de Coimbra, do blog Old Portuguese Stuff dos amigos Alexandre Gamelas e Catarina Santos: http://oldportuguesestuff.com

Completo este número com dois artigos que foram também apresentados no passado Congresso Iberoamericano de Urbanismo. O meu e de José Baganha, sobre Comunidades Saudáveis - um velho e novo conceito em Urbanismo. E o de David Viana sobre a transformação morfológica das vilas de Apúlia e Caminha em Portugal e Allariz e Tui na Galiza, com base nas dissertações de Mestrado dos alunos Jorge Fernández, David Correia, Hélder Rodrigues e Silvia Rodríguez. Precisamente na Escola Superior Gallaecia, organizo este semestre as COPI - um ciclo de conferências no âmbito da disciplina de Projecto Integrado e de entrada livre, com a participação de Vítor Oliveira, José António Lameiras, José Baganha, Pablo Peón e Célia Gomes. Boa Primavera.


Sem comentários:

Enviar um comentário